2/12/2012

Debate sobre ensinar poesia

Edy escreveu:
http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=2533202103185288713

Acredito que não se pode ensinar poesia, Edson, é possível ensinar versificação. A poesia é captada pelas pessoas sensíveis a ela, ou se tem sensibilidade ou não se tem, isso não se aprende nem se ensina. Podemos sentir a poesia, até mesmo alguém que não seja poeta, como um leitor sente a poesia de um belo poema que lê. Botar isso num poema é que depende de estudo e leitura.




Minha resposta:

muitas coisas o ser humano aprende imitando

aprende a andar
aprende a falar
aprende a entender o significado subjetivo das palavras
aprende política e dissimulação

em função disto não creio nem descreio na possibilidade de se aprender vendo e imitando poesias

no passado, nos idos de 1997, a 15 anos atrás surgiu toda uma geração de bons poetas a partir de comunidades virtuais, havia sim interesse destas pessoas de começar a escrever pois elas liam poemas e gostavam e assim passaram a desejar ser poetas e grande parte conseguiu.

tudo foi muito rápido, em poucos meses a qualidade das poesias estava muito elevada, mas infelizmente o site acabou sendo tirado do ar

nesta geração pré orkut e facebook, uma comunidade nasceu e gerou dezenas de outras comunidades de poesia, algumas com centenas de pessoas, o que na época (modem discado para acesso telefonico de Internet) era um grande feito, já que poucos usavam Internet no Brasil

eu vejo, observo e aprendo

creio que todos podem fazer o mesmo

não existe poesia absoluta, o que existe é uma fronteira em constante expansão que une a palavra a sentimentos e emoções

pessoalmente eu tenho um estilo próprio e a consciência de que este estilo está a envelhecer, novas gerações chegarão e irão mais longe que as atuais, assim é a humanidade, assim é a poesia, cópia melhorada do passado e repentes de ruptura verdadeiramente inovadora e artistica

e é muito bom que seja assim para que a arte possa se renovar

eu li e copiei muito Drummond, Clarisse, e muitos outros e não tenho vergonha de admitir que usei muletas, e tudo mais que foi necessário no meu aprendizado solitário na máquina de escrever (pois não havia internet naquele tempo)

quanto à sensibilidade creio que todos a têm, e que ninguém é insensível e travado

todos podemos ser poetas, cada um a seu modo, e tolerância é a palavra chave para toda esta discussão

nesta comunidade leio muita coisa que não concordo, poesias que não são perfeitas, mas de todas elas extraio o de mais valioso e significativo que é a originalidade e a boa intensão do poeta que as escreveu. Aplaudimos os aprendizes para que eles fiquem motivados a chegar no topo, quando eles chegam todos ganham, pois viver em comunidade é compartilhar, é dividir e renovar.

eu escrevo com ciência e experiência de ter participado de dezenas de comunidades de poesia muito antes do orkut ter surgido e digo que durante estes 15 anos nada mudou, os poetas são os mesmos, criativos, deslumbrados e artistas

quanto ao estudo e leitura, digo que observo os mais novos começando a escrever sem tudo isto, eles pensam, sentem e escrevem com sinceridade e o fazem com as mãos nas costas, li muitas poesias de altíssimo nível de adolescentes e creio que a nova geração nasceu já sabendo, ao contrário da minha que teve que teclar e teclar muito nas máquinas de escrever para aprender.

acho que neste século tudo mudou e espero que tudo seja para melhor

é isto o que penso

ficaria muito feliz de tudo que você discordar, pois a democracia nasce do debate acalorado das idéias que são diferentes, graças a Deus!!!

Viva a diversidade!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!



Edy escreveu:

Concordo com muitas coisas que você disse, Edson, porém acho que você confunde poesia com poema, ou técnica para escrever versos. A poesia existe num pôr-do-sol, no sorriso de uma criança, numa música... independe dos versos. Ler poesia é a melhor forma de incorporar a linguagem poética, que tem muitas metáforas, elipses, anáforas, assonâncias, aliterações, cadências etc. No entanto, há versificadores que não são poetas, pois a poesia depende de sensibilidade (todos a têm, óbvio), mas uma sensibilidade diferenciada, para captar essa poesia e dar-lhe forma de poema. Poema é um objeto concreto, construído pelo poeta e que contém poesia. A poesia é abstrata, é por isso que não se pode ensiná-la, só se pode senti-la . Você não pode ensinar um sentimento, foi isso o que eu quis dizer. Mas muita gente usa poesia com o sentido de poema, creio que houve apenas uma confusão de termos, nada demais.
Sobre as comunidades, aprendi muito frequentando-as. Sou um exemplo do que você disse. Mas aprendi a me exprimir em linguagem poética, que normalmente é cifrada. A poesia, esta sempre esteve dentro de mim, esta não se ensina. Se o cara não tiver poesia dentro dele, jamais será um poeta, será apenas um versificador, por mais que estude e leia. Mas ainda assim, será bom pra ele, pois escrever nos alivia e traz autoconhecimento. Então, escrevamos!


Minha resposta:

 Concordo plenamente com você Edy, o mais importante é escrever e escrever muito

quanto mais melhor, quanto mais mais melhoramos, a perfeição vêm da evolução e da prática de escrever e reescrever o que já era bom

nosso objetivo deve ser alcançar a excelência, a poesia maior, o sentimento melhor

afinal temos tempo e vontade

porque não???

 pessoalmente, dentro do meu estilo de escrever penso que o pensamento deve prevalecer sobre a forma e sobre a rima

obviamente escrever rimando é sempre melhor do que escrever não rimando, contudo, o tempo das métricas perfeitas já passou, vivemos a geração da informação, da essência e da emoção

parnasianos e românticos a parte, tem espaço para todos, porém a questão é: teremos tempo?

eu creio que as idéias devem ser rápidas, velozes, fulminantes

que as emoções devam ser intensas, nítidas e vorazes

de que o amor seja verdadeiro e não lamentoso, pegajoso e ultra-romântico

eu penso e escrevo

experimento escrever seguindo estes princípios, é uma escolha pessoal

acima de tudo cada um deve escrever diferente segundo suas crenças

eu creio em Deus

e este é meu norte, minha luz

este é o objetivo maior da minha poesia

é neste sentido que alinho meus esforços, dedicação e trabalho, pois encaro a poesia como um trabalho e não um mero hobby

é isto que penso, OK

Edson

Nenhum comentário: