4/17/2014

O Papel da Tecnologia e da Internet na minha vida pessoal e profissional

Hoje estava na cozinha lavando a louça, quando minha esposa que estava na sala me mandou uma mensagem via Facebook para o meu celular.

A vida moderna tem dessas coisas, vai chegar um tempo em que todos estaremos conectados à Internet com os novos hábitos que estão surgindo com a revolução da Tecnologia.

O centro de toda casa é a televisão da sala. Aqui em casa a TV está conectada ao Netflix, filmes on-line e séries americanas são disputadas pela família que faz fila para ver o seu programa.

Do meu novo celular por outro lado, também acesso o Netflix e posso assistir aos meus filmes de onde estiver.

Minha família tem 7 pessoas e temos 7 celulares, sendo que todos possuem acesso 3G.

Meus filhos ficam a noite toda em jogos on-line, via Internet é claro.

Coloquei estes fatos acima para ilustrar que o século XXI já chegou, como a Tecnologia e a Internet já estão impactando as famílias do mundo todo.

A Tecnologia só deu este boom pois os preços caíram e se tornaram mais acessíveis, com mais velocidade e menor custo.

A Internet foi a principal responsável por esta revolução, sem ela nada disso seria possível.

Do mais importante ao menos importante vou citar o que é mais importante na atualidade:

0) Sistemas de comunicação como whatsapp, muito rápidos e flexíveis
1) Smartphones com acesso à Internet 3G ou 4G
2) Serviços de Cloud Computing como Google Docs, Webmails, Dropbox, Skydrive, etc.
3) Nova geração de programas e sistemas totalmente compatíveis com a Internet como o Windows 8.1, MS-Office 2013, etc.

As pessoas usam o que é mais fácil, rápido e barato. Não importa de onde seja, o whatsapp virou uma febre e é muito usado, os clientes pedem, a família usa, e todos se comunicam melhor.

É muito comum no metrô você virar para os lados e só ver pessoas clicando nas telas de seus smartphones. É o século XXI que chegou, coisa que só havia nos filmes virou realidade.

Trabalho com Tecnologia, desde o tempo que isto se chamava Computação, depois virou Informática e agora é TI, e nunca na minha vida a Tecnologia esteve tão inserida no meu dia a dia.

Hoje somos dependentes da Tecnologia, sem ela tudo para, tudo entram em colapso.

Somos forçados e comprar celulares novos, notebooks novos tudo porque a realidade assim o pede. Quando todos usam whatsapp e você não, é que é hora de trocar de celular, não por luxo ou ostentação, mas por necessidade pura.

A conclusão que chegamos é que tanto a infância de nossos filhos mudou, quanto a nossa vida profissional também mudou. Hoje em dia não saber Word, Excell, PowerPoing, E-mail e Internet, você é considerado analfabeto. Sem um Linkedin você não existe profissionalmente.

Graças a Deus que eu trabalho com Tecnologia, assim posso ficar mais sossegado, porém fui forçado a ingressar no whatsapp. Há males que vem para o bem, assim penso, contudo, a velocidade das mudanças está muito grande, e muitos não acompanham todas as transformações.

Na minha opinião os Smartphones são o futuro, acabei de adquirir um Moto-G Quad-Core e estou achando fantástico, uso para o trabalho, uso para o whatsapp, existem programas instalados no celular como a HP12C por exemplo. Os Smartphones são usados também para o laser e entretenimento, assim você acaba usando o dia inteiro, bem mais do que um computador convencional que não pode ser guardado no bolso e levado a qualquer lugar.

Concluindo, a Tecnologia veio para ficar, está acessível, está confiável, está atrativa, está mudando os hábitos das famílias, das pessoas e das empresas.

Já a Internet continua a evoluir cada vez mais e mais, é só equiparável à invenção da Roda, pois nos permite navegar instantaneamente para qualquer país do mundo com um clique de mouse ou um toque no Smartphone. Eu só posso dizer: Viva a Internet!

Nenhum comentário: